Nova geração troca festas de peão por casas noturnas e festivais de axé.
Sem chapéu nem bota, a revelação Luan Santana tem status de astro teen.
Cabelo arrumado com gel, roupas e tênis de grife, o cantor sobe no palco do Clube A, casa noturna de elite paulistana, para se apresentar a uma plateia que pagou em torno de R$ 150 pelo ingresso. Durante o show, as fãs gritam como se estivessem diante de um astro teen como Justin Bieber ou os Backstreet Boys. A diferença é que Luan Santana não canta pop com influências de r'n'b mas música sertaneja.
Luan, aos 19 anos, é o novo fenômeno sertanejo. Com duas faixas (“Você não sabe o que é amor” e “Sinais”) entre as 100 mais tocadas nas rádios brasileiras e um fã-clube que inclui 200 mil seguidores no Twitter e mais de 500 mil membros no Orkut, seu sucesso é reflexo das mudanças pelas quais a música sertaneja passa nos últimos anos, se atualizando e “urbanizando os papos” como explica o cantor Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba.
É um papo jovem, que está na boca da molecada
Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, pioneira do sertanejo universitário
Compositor de “Meteoro”, primeiro grande sucesso de Luan, Sorocaba cita o seu hit “Paga pau” para ilustrar da mudança. “Antigamente, as letras das músicas falavam: ‘Peguei meu chápeu, fui para debaixo da árvore’... [Agora] não falam mais só disso. Hoje é: ‘Você finge que me odeia, mas no fundo paga pau’. É um papo jovem, que está na boca da molecada”, explica.
Ex-universitário
A dupla começou no interior do Paraná, quando Sorocaba e o companheiro estudavam na Universidade Estadual de Londrina, e é considerada uma das expoentes do chamado “sertanejo universitário”. O rótulo foi usado nos últimos anos para descrever artistas que começaram na faculdade e fizeram seus primeiros shows em festas universitárias, mas é por vezes questionado pelos próprios músicos. “Acho que a gente faz um sertanejo pop. Não é algo tão raiz quanto antigamente”, define.
Mateus, da dupla Jorge e Mateus, concorda com Sorocaba. “Muita gente fala em sertanejo universitário, por ter começado em bares de faculdade, mas é mesmo um sertanejo pop. Porque tem as características da música sertaneja, do dueto de vozes, mas tem guitarras e vários estilos musicais misturados.”